domingo, 28 de abril de 2013

''O Búfalo''

Imagem retirada do Tumblr. 

 No conto ''O Búfalo'' de Clarice Lispector podemos ver a trama de uma mulher que busca algo que tenha o mesmo ''ódio'' que ela tanto sentira.
 Uma mulher no qual seu nome não é citado em nenhum momento, vai até um zoológico buscando e distribuindo apenas ódio, um ódio que surgira após não ser correspondida por seu amado, embora a mulher definisse seu sentimento por ele como ''ódio''.
 Passou por diversos animais com seu olhar carregado de um sentimento ruim na espera de que encontrasse algum que retribuísse ou demonstrasse algo semelhante ao que ela estava passando. Mas não. Todos os animais que ela havia visto continham o doce ar do amor.
 Pedia para que Deus mostrasse o ódio, que enviasse o ódio. Mas não conseguia encontrá-lo.
 Até que a mulher encontra um búfalo. Pensou no homem em que havia lhe acendido o desejo de ódio, e disse que o odiava. Olhou para o búfalo, disse que tinha ódio por ele.
 O búfalo com seus olhos pequeninos, vermelhos, intensos e carregados de ódio observava lentamente a mulher. Ao notar aqueles olhos, percebeu que havia encontrado o tal ódio que procurara e notou que o búfalo tinha um ódio que era alucinante. Sentia-se presa ao solo, sem nenhuma condição de sair daquele lugar. Aos poucos o búfalo aproximava-se pronto para seu ataque. 

 Em meu ponto de vista particular assimilei o búfalo com o homem. Ao mesmo tempo em que o búfalo trazia consigo ódio e algo que não seria bom para a mulher, ela continuara ali. Assim o mesmo com o homem. Por mais que dissesse e trouxesse consigo a expressão ''eu te odeio'', sentia algo que a prendia ao homem. Talvez, algo fatal. 

0 comentários:

Postar um comentário